Espinho recebe exploradores dos mares de cinco países de 5 a 10 de maio

Espinho recebe exploradores dos mares de cinco países de 5 a 10 de maio

by MOODLE AEMGA -
Number of replies: 0

Espinho recebe exploradores dos mares de cinco países de 5 a 10 de maio

A EB/S Domingos Capela, do Agrupamento Dr. Manuel Gomes de Almeida, recebe de 5 a 10 de Maio as delegações dos cinco países europeus que fazem parte do Projeto Comenius intitulado “À Descoberta dos Mares”: Finlândia, Polónia, Itália e Inglaterra. Portugal será o país de acolhimento por uma semana.

Recorde-se que este projecto, financiado pela Comissão Europeia, que promove os valores da cidadania, a troca de experiências pedagógicas e a aprendizagem de línguas, entre outros, está decorrer desde outubro de 2013 e conclui-se em junho de 2015.

Do extenso programa de desenvolvimento que engloba as seis nações, a face mais visível é a deslocação das delegações a cada um dos países participantes. Foram já efectuadas duas mobilidades (assim se chamam as viagens): Newcastle (Inglaterra) em outubro de 2013 e Raahe (Finlândia) em fevereiro de 2014.

Em Espinho são esperados 22 alunos e 14 professores estrangeiros, que cumprem um extenso e diversificado programa de trabalho: permanência nas escolas do Agrupamento, visita à cidade de Espinho, visitas de estudo, ateliers de jardinagem, arte e música.

Alunos portugueses hospedam colegas estrangeiros

Um dos pontos altos e mais apreciados pelos estudantes é a hospedagem em famílias de acolhimento do país anfitrião. Assim, os alunos do Agrupamento e suas famílias recebem os colegas estrangeiros, proporcionando-lhes as vivências próprias do dia a dia de uma família portuguesa. Levam-nos à escola, recolhem-nos após as atividades previstas e após esse período, as famílias partilham com os jovens visitantes o ambiente familiar em que quotidianamente vivem.

Embaixadas, câmara e turismo em parceria com o Comenius

Para que a estada em Portugal possa decorrer da melhor forma, a coordenadora do projeto, Professora Manuela Correia, sua equipa e professores colaboradores, contou com a parceria de diversas entidades.
As embaixadas dos países visitantes desde logo se dispuseram a colaborar, enviando documentação, informações, livros e lembranças. De realçar também o gabinete de Turismo do Porto e de Aveiro, que colaboraram na planificação e marcação das vistas às suas cidades e respectivos pontos de interesse.
A Câmara Municipal de Espinho colabora no projeto desde o seu início, fornecendo ajuda institucional, sugestão de atividades e disponibilizando transporte para as várias delegações. Será um esforço conjunto entre todos para que a semana de trabalho em Portugal decorra da melhor forma.

Mar é ponto de união

O tema do projeto “À descoberta dos mares”, tem como elemento central o mar e a sua influência direta nas cidades onde se localizam as seis escolas. Cada país assume um tema específico. Em outubro de 2013 foi Newcastle (Inglaterra), com o tema da energia eólica; em fevereiro deste ano foi Raahe (Finlândia) com o tema de música e sons do mar. Portugal terá como tema a gastronomia associada ao mar. Em 2015 será a vez de Espanha, Polónia e Itália serem os anfitriões.