O filme de animação “E se um dia a liberdade…”, produzido pela Cooperativa Nascente – Cooperativa de Ação Cultural (Espinho), com o apoio do Município de Espinho e da CCDR NORTE, foi recentemente galardoado com o Prémio Estudantes no Avanca Film Festival.
Sob a coordenação de João Católico, o projeto envolveu a participação ativa de 66 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos, e a orientação de 12 professores de cinco escolas da região:
-
Escola Secundária de Esmoriz
-
Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida
-
Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira
-
Escola Secundária Júlio Dinis
-
Escola Profissional de Música de Espinho
Os alunos da Oficina de Multimédia (2023/2024) contribuíram para este trabalho colaborativo, que assinala os 50 anos do 25 de Abril através de uma reflexão artística e crítica sobre o significado da liberdade. Combinando animação, música e poesia, o filme apresenta quatro momentos distintos que remetem para resistências, conquistas e inquietações, num exercício de liberdade criativa que reflete os valores de Abril.
Sinopse:
“Uma cidade de homens-ratos onde poetas resistem. Uma manhã com cravos a brotar por dentro. Um beijo-símbolo da cor do arco-íris. Um exército de autómatos sonâmbulos.”
Quatro momentos, quatro reflexões sobre a liberdade: como a conquistámos e o que temos feito com ela".
Até à data, o filme foi submetido a 27 festivais nacionais e internacionais, levando o talento e o pensamento crítico dos jovens participantes além-fronteiras.
Esta distinção é motivo de orgulho para todos os envolvidos. Parabéns aos premiados!