Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação
O nosso Agrupamento comemorou no dia 18 de Outubro, na escola sede, durante todo o dia, o Dia Mundial da Alimentação.
A alimentação ocupa um lugar central na vida das pessoas, e em particular na das crianças e adolescentes, que numa fase de crescimento, de intensa atividade física e intelectual consomem muita energia para as atividades vitais do organismo, sendo por isso fundamental sensibilizar para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Entre muitos aspetos, privilegiar os produtos hortícolas locais e da época deve ser uma prioridade, quer pela sua qualidade, uma vez que são colhidos amadurecidos e além disso, somos mais amigos do ambiente, pois os produtos não necessitam de longo transporte até ao consumidor.
Sensibilizados para esta questão, os alunos realizaram uma feira de legumes e hortícolas locais e sasonais, trazidos por eles da sua horta ou quintal ou de um qualquer familiar.
Foi delicioso ver o seu entusiasmo e empenho para a exposição dos produtos, elaboração do preçário, a venda e o receber o dinheiro dando os trocos aos clientes, e foram muitos… quase rivalizou com a tradicional feira de Espinho.
Os alunos foram sensibilizados para o trabalho voluntário desenvolvido pela Associação "Espinho Solidário", sendo que a verba obtida com a realização da feira será entregue a esta entidade.
A atividade decorreu com grande dinâmica e envolvimento dos alunos do 5º e 6º anos e os docentes de Ciências Naturais do Agrupamento, e toda a comunidade escolar, na aquisição dos bens apresentados. Dinamizada pelo PPES (Projeto de Promoção e Educação para a Saúde) em parceria com o Projeto "Pontes".
Foi ainda elaborado um flyer informativo, que foi distribuído por toda a comunidade escolar, de todo o Agrupamento, a saber: Escola Espinho nº2, Escola Básica de Silvalde, Escola Básica de Paramos e Escola Básica Domingos Capela.
Na escola sede foi ainda distribuída a toda a comunidade, fruta fresca oferecida pela escola, para comemorar a data e lembrar que, uma simples peça de fruta a meio da manhã ou da tarde, constitui um lanche económico e saudável.
Como “na natureza nada se perde, tudo se transforma”, os bens alimentares que sobraram foram entregues na cantina do Agrupamento e na cantina do Salão Paroquial de Espinho."
PPES
