Tomada de posse do Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida para o quadriénio 2025/2029

Tomada de posse do Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida para o quadriénio 2025/2029

by MOODLE AEMGA -
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Realizou-se ontem, dia 1 de julho, na biblioteca da Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida, a cerimónia de tomada de posse do Diretor do Agrupamento para o quadriénio 2025/2029, Professor José Ilídio Sá. A sessão decorreu numa sala cheia, num ambiente marcado pelo sentido de pertença, cooperação e compromisso com o futuro da educação.

Na ocasião, a Presidente do Conselho Geral, Professora Teresa Leandro, felicitou calorosamente o Diretor empossado, sublinhando as suas qualidades humanas, o espírito de diálogo e o bom entendimento entre o Conselho Geral e a Direção — um trabalho conjunto que tem permitido consolidar o progresso da comunidade escolar e alcançar os objetivos definidos no Projeto Educativo do Agrupamento. Expressou também o seu agradecimento pela presença dos representantes das associações de pais e encarregados de educação, da Junta de Freguesia, da diretora do Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, bem como de professores e assistentes operacionais do Agrupamento, cuja participação reforçaram o valor simbólico da cerimónia.

No seu discurso, o Professor José Ilídio Sá agradeceu a confiança depositada e reconheceu o trabalho das anteriores equipas diretivas, em especial da que agora cessa funções, sublinhando o seu contributo para a afirmação da missão da escola pública enquanto promotora do sucesso académico e motor de coesão social. Ressaltou ainda que, embora o cargo de Diretor seja de natureza unipessoal, o seu exercício só se concretiza com verdadeiro sucesso quando alicerçado em equipas diretivas coesas, dedicadas e ao serviço da Comunidade Educativa.

O novo Diretor destacou ainda o papel essencial dos docentes, cuja dedicação diária constitui a base do trabalho educativo, e dos assistentes operacionais, cuja presença e apoio são indispensáveis ao bom funcionamento da vida escolar. Reconheceu, igualmente, o envolvimento dos pais e encarregados de educação e a participação ativa dos alunos, defendendo que o sucesso da escola se constrói com todos, numa lógica de corresponsabilização. Enfatizou o seu compromisso com uma liderança próxima, que escuta todos, mas que decide em benefício da Comunidade Educativa, centrada na construção de uma escola pública de qualidade, ao serviço de todos e a pensar em cada um.

Concluiu referindo os novos desafios colocados pela digitalização, que exigem uma escola que se quer inovadora, preparada para formar as futuras gerações para um mundo em permanente mudança, sem perder de vista os valores fundamentais de humanismo, inclusão e equidade.