Uma conversa com o escritor Rui Couceiro

Uma conversa com o escritor Rui Couceiro

von MOODLE AEMGA -
Anzahl Antworten: 0

Rui Couceiro, nasceu no Porto em 1984, é um editor e escritor português. Lidera a editora Contraponto, do Grupo Bertrand, e é reconhecido como autor do romance "Baiôa sem Data Para Morrer", que conquistou o Prémio Literário Manuel de Boaventura em 2023 e foi finalista do Prémio PEN Club de Narrativa no mesmo ano.

Orgulha-se de ter crescido de joelhos esfolados, em Espinho onde desenvolveu sua paixão pelo voleibol. No Sporting Clube de Espinho, alcançou o título de campeão nacional em todas as categorias da formação. Em diversas entrevistas, atribui ao desporto uma grande parte de sua formação.

Após abandonar sua tese de doutoramento em Estudos Culturais, Couceiro dedicou-se à escrita do seu primeiro romance, "Baiôa Sem Data Para Morrer" (Porto Editora, 2022). A obra foi laureada com o Prémio Literário Manuel de Boaventura em julho de 2023 e recebeu elogios de prestigiados escritores como Alberto Manguel, que o considerou "um romance tão perfeito, tão maravilhosamente escrito, com uma originalidade tal, que eu não acredito que seja o seu primeiro romance". O autor português Valter Hugo Mãe também elogiou o romance como uma "estreia impressionante" e "fulgurante, viciante, comovente, inesperado". O escritor João de Melo destacou a beleza e a inovação do livro, projetando Couceiro para um "grande futuro da literatura".