Intercâmbio AEMGA & Liceo Lorenzo Mascheroni (Bérgamo) leva alunos de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos a Itália

Intercâmbio AEMGA & Liceo Lorenzo Mascheroni (Bérgamo) leva alunos de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos a Itália

por MOODLE AEMGA -
Número de respostas: 0

Desde o seu início, há cerca de vinte anos atrás, o Intercâmbio AEMGA & Liceo Lorenzo Mascheroni já envolveu centenas de alunos Portugueses e Italianos e respetivas famílias. Desta vez, os felizardos foram os alunos do 10º ano de GPSI (Gestão e Programação de Sistemas Informáticos).

A 1ª fase das atividades realizou-se entre 16 e 23 de março, em Bérgamo.

O grupo Português, constituído por 16 alunos, acompanhados pelas professoras Cristina Amaral (Informática) e Marisa Rocha (Inglês), foi recebido com braços abertos pelos parceiros Italianos.

 O programa da semana incluiu várias atividades escolares, para além de visitas guiadas a monumentos e locais emblemáticos, e algum tempo livre passado com os alunos e famílias que albergaram os portugueses. No Domingo, dia dedicado às famílias, a grande maioria dos alunos usufruiu de um bónus - visitar Milão.

Além de Bérgamo, a cidade anfitriã, houve ainda a oportunidade de visitar Veneza, uma das mais famosas cidades Italianas, bem como Sabbioneta, a pitoresca vila fundada por Vespasiano Gonzaga na segunda metade do século XVI.

As atividades programadas incluíram visitas variadas, nomeadamente, à Piazza Vecchia na parte alta de Bérgamo, delimitada pela Muralha Veneta, com os seus belíssimos Palazzi, a Torre Cívica e as encantadoras ruelas por onde os alunos se “perderam” durante o Treasure Hunt organizado pela escola anfitriã; visita guiada pelos canais de Veneza e passeio de barco; vários monumentos na vila fortificada de Sabbioneta como o Palácio Ducal, o Teatro Antigo (Teatro all’Antica) de Vincenzo Scamozzi, o Palazzo Giardino e a Galleria, as igrejas da Incoronata, Assunta, San Rocco e Carmine, a Sinagoga, os muros da vila com a Porta Vittoria e a Porta Imperiale, entre muitas outras experiências enriquecedoras.   

O projeto incluiu, ainda, várias atividades de intercâmbio cultural, feitas em grupos multinacionais, preparadas na escola e nas atividades de exterior.

O encontro deu a conhecer as diferenças e semelhanças entre os dois países, nomeadamente os sistemas educativos, os hábitos alimentares e mesmo a ocupação de tempos livres, tendo-se revelado uma experiência inquestionavelmente enriquecedora e inesquecível. 

Este intercâmbio envolve 6 turmas da escola Italiana e escolas de 6 países Europeus – Polónia, Roménia, Hungria, Espanha, Albânia e, claro, Portugal.

A 2ª fase do projeto ocorrerá em setembro, com a visita dos parceiros Italianos ao nosso país e, em especial, à nossa cidade.