Projeto Erasmus - “ECO-HERIT@GE MATTERS” foi à Roménia

Projeto Erasmus - “ECO-HERIT@GE MATTERS” foi à Roménia

par MOODLE AEMGA,
Nombre de réponses : 0

PROJETO ERASMUS “ECO-HERIT@GE MATTERS” - 

ÚLTIMA MOBILIDADE NO ESTRANGEIRO REALIZOU-SE NA ROMÉNIA

A Quarta Mobilidade do projeto Erasmus+ “Eco-Herit@ge Matters ” levou mais cinco alunos e duas professor as do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida a Beclean , na Roménia, entre os dias 3 e 9 de abril. Os alunos Bruno Lacerda, Gonçalo Marques, Martim Cardoso, Miguel Sousa e Tomás Veludo, do 9º 4ª, e as professora s Marisa Rocha e Ester Lemos não podiam ter sido melhor recebidos pelos parceiros Romenos do projeto, na pacata cidade de Beclean. O Diretor da escola, os professores, os alunos envolvidos e todos os funcionários foram, desde o primeiro m omento, fantásticos anfitriões, oferecendo, aos seus parceiros, oportunidades interessantes e variadas de conhecer as suas tradições e gastronomia, cultura e património, música e religião.


Alunos, com idades entre os treze e os quinze anos de idade, e professores das seis escolas dos cinco países envolvidos no projeto – Portugal (Espinho e Ovar), Croácia, Grécia, Roménia e Itália vivenciaram experiências memoráveis, durante toda a semana, comunicando especialmente em língua Inglesa, num ambiente de absoluto companheirismo e cumplicidade.

À imagem das outras mobilidades, o programa da semana Romena foi repleto de atividades ligadas à ecol ogia e ao património cultural, tendo o seu plano sido cumprido na íntegra.

O primeiro dia das atividades foi acompanhado por queda de neve, algo que muitos alunos Portugueses nunca tinham presenciado . Além das incontornáveis “lutas na neve” no fabuloso Parque Nacional e Reserva da Biosfera das Montanhas de Rodna, onde se levou a cabo a atividade de Plogging (colheita de lixo), ainda se visitou o Museu de Arte de Singeorz-Bai, com visita guiada pelo próprio artista residente , e a belíssima e colorida Casa de Trajes Virginia Linul , em Salva, onde os alunos puderam aprender a história da família, e da sua arte, com presença no Guinness Book of Records, e ainda fazer pulseiras com missangas , orientados pela própria matriarca.

O segundo dia começou em Corund, com uma workshop de cerâmica tradicional, seguida da visita à Mina de Sal de Praid , almoço no fantástico restaurante Gerendás e passeio na estância d férias de Sovata.

No terceiro dia, a comitiva foi recebida pelo simpático presidente da câmara de Beclean. De regresso à escola, os alunos fizeram as apresentações dos vários países, seguidas de visita guiada, por alunos Romenos envolvidos no projeto, às instalações da escola . Depois do almoço, foi tempo de visitar Baile Figa, uma estância de férias famosa nas redondezas, e a quinta de cavalos HorseStud, onde, para além de conhecer a história do local e visitar os estábulos, se pode experimentar andar a cavalo.

O quarto dia foi repleto de workshops variadas na escola anfitriã. Depois do almoço, plantaram-se árvores por país, dentro do espaço escolar, e à noite, houve o Jantar da Despedida e muitas danças e cantares.

O último dia foi passado na belíssima cidade universitária de Cluj, onde pernoitaram. Além da visita guiada ao Jardim Botânico da cidade, tiveram a oportunidade de passear pela cidade e visionar diversos monumentos e pontos de interesse. 

  Já no regresso, e entre escalas, a comitiva de Espinho aproveitou bem o tempo e visitou a animada cidade de Munique, onde aproveitou para comprar umas lembranças, passear em Marienplatz e, claro, saborear salsichas variadas. As professoras e os alunos de Espinho regressaram a casa cansados, mas felizes, depois de uma semana repleta de boas experiências, novas amizades e muitas histórias para contar. Mais uma vez se comprova que os projetos Erasmus proporcionam experiências inolvidáveis e contribuem indiscutivelmente para a formação de cidadãos mais completos, tolerantes, inclusivos e respeitadores da variedade, do património e da natureza. A próxima mobilidade será em PORTUGAL e está prevista para meados de maio de 2022.