Árvores de Natal Ecológicas e a Matemática

Os alunos do 9º1 construíram árvores de Natal Tridimensionais, com o reaproveitamento, transformação e reutilização de materiais recicláveis Instalação Artística.
Um projeto que combinou criatividade, consciência ambiental, sensibilidade artística e estética, aplicada à Matemática. As árvores, criam impacto visual pelo seu design pela sua construção iminentemente geométrica.
Foram criadas a partir da inspiração no triângulo de Sierpinski, uma figura fractal conhecida pelas suas propriedades/características matemáticas.
O triângulo de Sierpinski é uma forma geométrica que emerge de um processo iterativo: que pressupõe várias etapas subsequentes: a partir de um triângulo equilátero, que é subdividido em quatro triângulos menores (reduções). Segue-se, o triângulo central que é removido, deixando três triângulos menores em formação. Esse processo é repetido indefinidamente, criando um padrão complexo que é tanto matematicamente interessante quanto visualmente fascinante. Cada etapa do processo adiciona mais detalhe à figura, mas o padrão geral permanece consistente, destacando a ideia de autossimilaridade – onde cada parte da figura é uma réplica reduzida da totalidade. Além disso, o triângulo de Sierpinski também “ilustra” como estruturas aparentemente simples podem gerar complexidade a partir de regras simples.
A relação entre o triângulo de Sierpinski e as árvores de Natal é especialmente significativa sendo que a estrutura hierárquica e autossimilar do fractal reflete a organização natural, estrutural e formal das árvores. Assim como os galhos de uma árvore real se dividem em ramos menores, que por sua vez se dividem novamente, o triângulo de Sierpinski apresenta uma repetição escalonada de suas formas menores (reduções). Essa semelhança foi usada pelos alunos para criar uma árvore de Natal que não apenas remete à natureza, mas também explora conceitos matemáticos, através da praticidade à criatividade, ao design passando pelo conceito artístico e estético das formas e das cores.
O projeto teve como principal objetivo consciencializar os alunos para a importância da reutilização de materiais. Além disso, foi uma oportunidade para explorar conceitos relacionados com a Matemática, foi desenvolvido sob a orientação da professora de Matemática, Ester de Lemos, com a colaboração das professoras Filomena Bilber e Graça Montenegro e dos alunos do 11ºano do curso de CMRPP. Foi positivo ver como a Matemática se pode transformar em Arte e como podemos criar, recriar com qualidade estética e beleza artística, reaproveitando o que antes seria para rejeitar.
As árvores não celebram apenas o Natal, mas também carregam uma mensagem importante sobre sustentabilidade.
Esta iniciativa reflete o compromisso da escola em promover a educação para a cidadania, unindo conceitos teóricos à prática e despertando nos alunos um olhar mais consciente e criativo sobre o mundo que os rodeia.

Professora Ester Lemos
0
Entra em contacto

Escola Secundária DR. Manuel Gomes de Almeida, Espinho, Portugal

+351 912345678

nota20online@sapo.pt

Segue-nos
Notícias Populares
Categorias Top 5
Junta-te à equipa

© Nota 20 - AEMGA - Todos os direitos reservados.