Projeto de Cidadania e Desenvolvimento: Interculturalidade – 10º3

Este projeto foi idealizado com base no tema Interculturalidade, com o intuito de dar a conhecer aos alunos, professores e colaboradores algumas das diversas culturas, gastronomia, tradições e línguas que existem pelo mundo. Juntamente com a nossa diretora de turma, na área de Cidadania e Desenvolvimento, pensámos em várias formas de trazer à nossa comunidade escolar este tema tão versátil.

Chegámos a uma proposta final, recolher dados estatísticos na nossa escola, recorrendo a um inquérito a alunos dos 10º e 11º anos oriundos do estrangeiro, com o qual fizemos um PowerPoint final com os dados obtidos. Em seguida, lembrámo-nos que poderíamos fazer bancas, num espaço da escola, onde apresentaríamos um vídeo com imagens e nativos dos diferentes países, a quem pedimos para expor como é um dia na sua vida.
Este processo decorreu em quatro fases.
Numa aula com a nossa diretora de turma, começámos por ir às salas dos 10⁰ e 11⁰ anos apresentar o nosso projeto e interrogar se havia algum aluno estrangeiro e, tendo uma resposta positiva, anotávamos o seu email para, mais tarde, após realizar o inquérito, o enviarmos aos alunos. Neste, tínhamos algumas perguntas de resposta simples, para sabermos mais sobre cada aluno e, no final, fizemos um PowerPoint com os dados recolhidos.
Depois, organizámos as bancas e preparámos todo o material necessário. Cada grupo ficou responsável por uma banca de um país específico, sendo necessário pesquisar sobre a cultura, gastronomia, tradições e língua desse país. Foi um processo bastante enriquecedor, pois pudemos aprender mais sobre diferentes culturas e partilhar esse conhecimento com os restantes colegas e visitantes da exposição.
No dia da exposição, todas as bancas estavam preparadas, com a comida típica exposta e pronta a ser degustada por quem quisesse. Os vídeos informativos foram exibidos e jogos didáticos proporcionaram diversão a todos os presentes. Foi gratificante ver o interesse e entusiasmo dos alunos, professores e colaboradores da escola em conhecer mais sobre as diferentes culturas presentes na exposição.

No geral, o projeto foi um sucesso. Conseguimos atingir o nosso objetivo de promover a interculturalidade na escola, proporcionando uma experiência enriquecedora e diversificada a todos os participantes. Ficamos felizes por termos contribuído para um ambiente mais inclusivo e compreensivo da diversidade cultural que nos rodeia. Este projeto certamente deixou uma marca positiva em todos os envolvidos e esperamos que sirva de inspiração para futuras iniciativas interculturais na escola.

Professora Conceção Azevedo
0
Entra em contacto

Escola Secundária DR. Manuel Gomes de Almeida, Espinho, Portugal

+351 912345678

nota20online@sapo.pt

Segue-nos
Notícias Populares
Categorias Top 5
Junta-te à equipa

© Nota 20 - AEMGA - Todos os direitos reservados.