No dia 4 de junho, os alunos de Línguas e Humanidades (disciplinas de História e Geografia) do 10º5 e 6, 11º6 , 12º6 e ainda de Artes Visuais (História da Cultura e das Artes) tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo “Ópera, oh que seca” no auditório da ESMGA. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, foi aceite por alguns professores e integrou-se no Plano Cultural de Escola, estratégia que se iniciou no presente ano letivo e que tem por objetivo responder à fraca fruição cultural dos jovens, apesar dos doze anos de escolaridade que passam na escola.
Foi uma experiência única que lhes permitiu conhecer mais de perto o universo da ópera, um estilo musical muito diferente do quotidiano dos jovens. Para além do contacto com esta forma artística rica e expressiva, o espetáculo mostrou como a música pode ser usada para contar histórias e transmitir emoções de forma intensa, criativa e, até divertida de explorar a narrativa, revelando que a ópera, afinal, pode estar longe de ser uma seca.
O espetáculo terminou com um debate entre os atores e os alunos que demonstrou o quanto estes o apreciaram, não obstante a sua relutância inicial perante o convite que lhes foi dirigido. Puderam concluir que, apesar das suas preferências musicais, muito próprias da faixa etária em que se encontram, devem manter o espírito aberto a iniciativas deste género que constituem formas de aprendizagem diferentes e muito enriquecedoras.
Ficheiro não suportado: uploads/230/6882d43f60808.webp
Escola Secundária DR. Manuel Gomes de Almeida, Espinho, Portugal
+351 912345678
nota20online@sapo.pt
© Nota 20 - AEMGA - Todos os direitos reservados.