UMA ALUNA NOTA 20!

Por detrás de um bonito rosto onde um sorriso e uma expressão serenos o completam, vislumbra-se uma grande sensibilidade artística um futuro promissor nas Artes Plásticas!
Chama-se Maria Tarelho Neves e é uma aluna de Artes do 12º 5ª que sobressai nesta área artística pelo seu investimento na pintura e no desenho razão pela qual o Jornal Escolar Nota 20 a convidou a ser capa do número de julho de 2024 e a dar uma entrevista para melhor a conhecermos e ao seu trabalho.
Ninguém fica indiferente à forma como esta aluna manipula nas suas obras, os mais diferentes materiais riscadores, de pintura e como usa a cor criando espaços e imagens, com notas de algum surrealismo, onde a figura humana é protagonista e inevitavelmente provoca, pelas suas atitudes, uma reação em quem as contempla.
O gosto pelo desenho e pintura leva Maria Neves a ocupar os seus tempos livres a desenhar e a pintar ao som da música. Por vezes faz crochet ou entretêm-se a criar acessórios de moda como pulseiras e colares.
O seu gosto pela leitura leva-a a ler regularmente, normalmente romances.
Não teve nenhuma influência da família relativamente à decisão pela área Artística. Refere no entanto, o seu Professor de Educação Visual do 5º e 6º anos, como a grande influência na sua escolha, pois, segundo Maria Neves “foi das primeiras pessoas a reconhecer o meu potencial e a incentivar-me a seguir esta área!”.


NOTA 20 – Soubemos que estiveste noutra área de estudos e mudaste para Artes.
Podes explicar essa decisão?
MA - Sim, estive anteriormente na área das Ciências uma vez que, em princípio, seria a escolha mais “estável”. No entanto, as Artes sempre estiveram presentes na minha vida e percebi que seria mais feliz mudando de rumo.
Inicialmente foi difícil tomar a decisão, por receio de não receber o apoio que precisava, mas, felizmente, os meus familiares e amigos deram-me a mão e hoje posso dizer que, com certeza, foi a melhor escolha que podia ter tomado.


NOTA 20 - Como surgiu o teu gosto pelas Artes?
MA - Não tenho bem certeza de onde surgiu o meu gosto pelas Artes, mas os meus pais sempre me deram abertura para experimentar diferentes ramos. Os diferentes materiais sempre me fascinaram, inclusive, quando era mais nova andava sempre com um lápis e um bloco de desenho e adorava copiar os desenhos animados que via na televisão.


NOTA 20 - Qual a razão que te levou a escolher esta área de estudos?
MA - A minha escolha pela área das Artes aconteceu principalmente porque desde sempre foi o meio que utilizei para me expressar, sempre me refugiei no mundo artístico. As aulas de Educação Visual despertaram, também, em mim um gosto ainda maior pelo mundo artístico e, gosto de acreditar que, cada vez mais, as artes têm o poder de influenciar e transformar sociedades contribuindo para mudanças sociais e culturais positivas e, desta forma, penso conseguir ver o meu trabalho reconhecido.


NOTA 20 - Como gostavas que fosse o teu futuro a nível profissional?
MA - O futuro ideal seria conseguir viver da minha arte, que as pessoas reconhecessem o seu valor enquanto objeto artístico. Gostaria também que as minhas obras fossem vistas de um ponto de vista mais profundo e que alterasse, de certa forma, algumas mentalidades. No meu futuro, gostaria que a minha arte marcasse pela diferença.

NOTA 20 - Quais os Artistas Plásticos e obras com que mais te identificas? Porquê?
MA - O artista plástico com que mais me identifico é o Guillermo Lorca Garcia, um artista Chileno, que marca pelas suas pinturas de grande escala.
Admiro bastante a forma como o artista representa os elementos e monta todo o meio envolvente de forma a transmitir o caos e a paz num conjunto harmonioso.
Também me inspiro muito, em termos cromáticos, na artista portuguesa Maria Guimarães, que utiliza paletas com cores mais vibrantes.

NOTA 20 - Qual(quais) as áreas artísticas com que mais te identificas? (Desenho/ Pintura/  Escultura / Design / Arquitetura)?
MA - Pintura e desenho.

NOTA 20 - Desenhar para ti é ...?
MA - É uma forma de crescimento pessoal, de explorar novas ideias, conceitos e perspetivas, ajudando-me a descobrir coisas sobre mim mesma e sobre o mundo.

NOTA 20 - Quais as técnicas e materiais com que mais te identificas?
MA - Gosto de trabalhar, principalmente, com lápis de grafite, esferográficas e tinta acrílica.

NOTA 20 - Qual a importância que as disciplinas de Artes tiveram na tua formação? 
MA - As disciplinas tiveram uma enorme importância na minha formação, visto que incentivaram o meu pensamento criativo e a inovação.
Também ofereceram várias formas de explorar e expressar a minha identidade pessoal, ajudando-me a desenvolver uma voz única e, não só aprimoram habilidades práticas, como também contribuíram significativamente para o meu crescimento pessoal, emocional e intelectual.

Querem conhecer melhor o trabalho de Maria Neves?
Vejam em
https://www.instagram.com/maria.makesart/?igsh=aWRsMTNwanZodWJk&utm_source=qr

NOTA20
0
Entra em contacto

Escola Secundária DR. Manuel Gomes de Almeida, Espinho, Portugal

+351 912345678

nota20online@sapo.pt

Segue-nos
Notícias Populares
Categorias Top 5
Junta-te à equipa

© Nota 20 - AEMGA - Todos os direitos reservados.