Visita de Estudo ao Porto do Liberalismo e do Romantismo

No dia 10 de abril foi realizada uma visita de estudo à cidade do Porto, no âmbito da disciplina de História A. Esta visita foi organizada pelos professores Paulo Pedro e Zélia Castro e contou com a colaboração das professoras Fátima Ribeiro e Ângela Pinho.
A visita foi planeada com o intuito de levar as turmas 6ª e 7ª do 11º ano a conhecer a cidade do Porto na sua perspetiva histórica, nomeadamente no contexto do Liberalismo e do Romantismo do século XIX. Uma viagem pela cidade invicta, berço da resistência liberal, que se ergueu contra o absolutismo em nome da liberdade. Neste contexto, embarcamos numa viagem fascinante pelos marcos históricos do Porto, explorando como estes locais emblemáticos refletem e preservam os valores do movimento liberal que agitou Portugal durante o século XIX.
Foi, sem dúvida, uma excelente oportunidade para os alunos visitarem vários monumentos e locais importantes de grande relevância histórica que fazem jus ao epíteto da cidade: “Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto”. Com o objetivo de providenciar uma visita construtiva e satisfatória foi programado um itinerário bastante diversificado e amplo, na qual estava programada viagem de comboio, com partida às nove da manhã e a chegada às dezoito e trinta horas. A visita correu bem e dentro do horário estipulado. Os professores Paulo Pedro e Zélia Castro, orientaram os alunos para que elaborassem um roteiro sobre os diversos locais e monumentos da cidade a visitar, nomeadamente, a estação de São Bento, o Museu Romântico (com visita guiada), o Palácio de Cristal, o Museu Soares do Reis, o Campo dos Mártires da Pátria (homenagem aos liberais que se opuseram ao governo de D. Miguel, que acabaram enforcados), a Cadeia da Relação, a Igreja do Carmo e das Carmelitas, a Torre dos Clérigos, a Praça da Liberdade (local onde está a estátua de D. Pedro IV, o rei liberal), a Sé, a Igreja dos Grilos, a Praça da Ribeira, as Alminhas da Ponte, o Palácio da Bolsa, entre outros. Assim, à medida que os alunos passavam pelos diversos locais e monumentos, foram os próprios alunos que os apresentaram, proporcionando, desta forma, uma melhor interação entre todos. Dos locais visitados, destacou-se o Museu Romântico, na Quinta da Macieirinha (aqui residiu o rei italiano Carlos Alberto de Sabóia, aquando do seu exílio na cidade do Porto), onde os alunos usufruíram de uma apresentação sobre a história e antecedentes do museu e de uma visita guiada ao mesmo.
Esta visita de estudo, além de muito oportuna para os alunos, permitiu o alargamento dos seus conhecimentos acerca da cidade invicta do Porto, contribuindo para o conhecimento e exploração do património local.■

Os alunos das turmas 11º6ª e 11º7ª e Professores Paulo Pedro e Zélia Castro
0
Entra em contacto

Escola Secundária DR. Manuel Gomes de Almeida, Espinho, Portugal

+351 912345678

nota20online@sapo.pt

Segue-nos
Notícias Populares
Categorias Top 5
Junta-te à equipa

© Nota 20 - AEMGA - Todos os direitos reservados.