Viarco

No passado dia 12 de dezembro, a turma 12º4 do curso de Artes Visuais realizou uma visita de estudo a São João da Madeira, onde visitou a Fábrica de lápis da marca Viarco e o Museu do Calçado, na parte da manhã, e o Museu de Arte Bruta e Contemporânea, na parte da tarde.
A Fábrica de Lápis da Viarco é, não só, a única fábrica de lápis da península ibérica, como também a mais pequena do mundo. A sua história já se prolonga durante quase um século e começa em 1936 quando Miguel Vieira Araújo, uma figura proeminente em São João da Madeira, adquire uma fábrica preexistente, a Fábrica Portuguesa de Lápis, e regista a marca portuguesa “Viarco”. Acabam por se instalar definitivamente em São João da Madeira em 1941.
Quanto ao processo de fabricação dos lápis, as máquinas ainda são as mesmas que utilizavam quando a Viarco abriu as suas portas, contribuindo assim para o seu património histórico e industrial. O estabelecimento divide-se ainda assim em 3 secções principais, e várias subdivisões dentro das mesmas: a mina, a arredondagem e o acabamento.
Para chegar à mina com o tamanho ideal para os lápis que conhecemos é necessário um processo muito complexo e demorado. Apesar de ser preciso apenas grafite e argila misturados com água para constituir a mina, esta pasta necessita de permanecer 15 dias em sacos na estufa para perder a humidade. Daqui resulta o chamado “coração de grafite”, uma mina do tamanho de uma pedra grande, que é triturado e passa por mais alguns procedimentos para definir a sua grossura. Terminado este processo, os diferentes segmentos vão ao forno durante 12 horas a uma temperatura superior a 1000º e ainda levam um banho de cera.
Na arredondagem utiliza-se a técnica de sanduíche com instrumentos metálicos para facilitar a montagem da mina com a madeira do lápis. E no acabamento, o lápis leva entre 6 a 10 camadas de tinta que podem ainda ser mais, em função do número de cores utilizadas nos seus desenhos; desenhos estes obtidos por processos de serigrafia.
Tudo somado, podemos chegar à conclusão que o processo de fabricação de um lápis demora pelo menos uns impressionantes 3 meses; assim a empresa tenta fazer vários ao mesmo tempo (e é por isso que há um número mínimo de lápis para cada encomenda).
Gostaríamos ainda de destacar alguns dos materiais importantes e diferenciadores que a marca Viarco tem desenvolvido, e que podem servir para presentear alguém com vontade de brincar aos desenhos, como a aguarela de grafite, o bastão de grafite XL, o lápis de cor ColorADD (para daltónicos), o lápis da tabuada (normal ou escondida/refletora), os lápis magnéticos e o pião, os lápis com diversos cheiros e, por fim, o lápis que não escreve (em comemoração do dia 1 de abril, dia das mentiras).

Ana Filipa Gomes, Beatriz Ribeiro, Íris Queiroz e Patrícia Cadete, 12º4AV
0
Entra em contacto

Escola Secundária DR. Manuel Gomes de Almeida, Espinho, Portugal

+351 912345678

nota20online@sapo.pt

Segue-nos
Notícias Populares
Categorias Top 5
Junta-te à equipa

© Nota 20 - AEMGA - Todos os direitos reservados.