46º Campeonato Nacional das Profissões – World Skills Portugal – e conferência “Economia Social – desafios e oportunidades”

No dia 13 de novembro, a turma de 12º ano participou numa atividade, no âmbito da disciplina de Economia C, que incluiu uma palestra – “Economia Social – desafios e oportunidades” – organizada pelo CEIS (uma organização baseada nesse conceito), no Europarque em Santa Maria da Feira, que contou com vários oradores que abordaram o tema de diferentes formas, perspetivas, abordagens e subtemas. Por exemplo, este tema foi abordado da perspetiva fiscal, por uma das oradoras – licenciada em Direito – e da perspetiva da tecnologia por outro orador, e ainda da perspetiva da sustentabilidade, por um outro.
Nesta conferência, primeiramente foi referido o enquadramento legal do conceito de Economia Social, nomeadamente em Portugal e noutros países europeus.
Num segundo momento, falou-se da sustentabilidade do setor social no contexto nacional, destacando-se conselhos e dicas sobre a gestão dos recursos e o envolvimento da comunidade, na realidade portuguesa, que compreende vários setores económicos.
Na terceira sessão plenária, após uma breve exposição sobre a evolução da tecnologia, em particular a Inteligência Artificial (A.I.), foi abordada a sua importância para o setor social e o seu impacto nas nossas vidas. Este último convidado foi, na opinião da turma, o mais apelativo, pois desenvolveu um discurso mais direcionado para os jovens, sobre um tema tão atual.
Os vários palestrantes debruçaram-se, portanto, sobretudo, sobre o conceito da Economia e da sua importância. A turma teve ao seu dispor um buffet de pequeno-almoço (coffe-break), preparado também por alunos (da área de Restauração), que apreciou bastante.
De seguida, a turma participou numa visita guiada pelo espaço das competições que estavam a ser realizadas (nas mais variadas áreas, como cabeleireiro e estética, mecânica, eletrónica, jardinagem, joalharia, cozinha e pastelaria, pintura, etc.), a propósito do 46º Campeonato Nacional das Profissões, bem como pelos stands de várias escolas presentes a dinamizar os seus cursos e formações.
Aprendemos diversos assuntos, nomeadamente que a economia social tenta estabelecer o equilíbrio entre os objetivos financeiros e os valores sociais, tendo em conta o bem-estar coletivo e a justiça social. Ao contrário da Economia tradicional, na qual o foco é o lucro, a Economia Social prioriza a inclusão social, a sustentabilidade e equidade.

Professora Vânia Sofia Lopes Oliveira e alunos da turma - 12º5ª
0
Entra em contacto

Escola Secundária DR. Manuel Gomes de Almeida, Espinho, Portugal

+351 912345678

nota20online@sapo.pt

Segue-nos
Notícias Populares
Categorias Top 5
Junta-te à equipa

© Nota 20 - AEMGA - Todos os direitos reservados.