A Semana Portuguesa do Intercâmbio entre a turma do 11º ano do curso profissional GPSI – Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, e a escola Liceo Lorenzo Mascheroni, em Bergamo, Itália, realizou-se entre 11 e 18 de setembro de 2024, sob orientação das professoras Cristina Amaral e Marisa Rocha
Preparação e áreas de intervenção em que se inseriu
Este intercâmbio surgiu do interesse em facultar uma oportunidade única de conhecer outro país e dar a conhecer o nosso, alargar horizontes, praticar a língua Inglesa e fazer amigos. Este projeto existe na nossa escola há muitos anos, mas ainda não tinha envolvido alunos da via profissionalizante. Este ano, o intercâmbio envolveu todos os alunos do 11º GPSI, em especial os que participaram na visita a Itália. O interesse dos alunos do nosso agrupamento em participar em iniciativas deste género é extremamente visível, principalmente após o sucesso dos projetos Erasmus e dos projetos de intercâmbio com uma escola dos Países Baixos e com esta, na Itália, que têm possibilitado a muitos alunos não só viajar, como receber alunos estrangeiros na nossa cidade.
Reação dos alunos
Os alunos saíram enriquecidos em inúmeros aspetos, nomeadamente alargaram os seus conhecimentos de Geografia e de História; comunicaram em várias línguas, especialmente em Inglês e um pouco em Italiano, em situações reais; conheceram um sistema educativo e um espaço escolar diferentes do seu; contactaram com culturas, gastronomia, hábitos e vidas familiares diversas das suas, desenvolveram laços de amizade e companheirismo, entre muitos outros aspetos. Na semana Portuguesa, a turma organizou atividades de lazer e tempos livres para os seus parceiros e deram continuidade aos trabalhos de grupo, de índole cultural e lúdica, iniciados em Bergamo. A reação dos alunos é bastante positiva, havendo um interesse generalizado em participar em outros projetos deste género. Destaca-se o facto de a disponibilidade e simpatia dos Encarregados de Educação de ambos os países terem sido uma constante, o que tornou tudo mais simples e fácil.
Resultados
A. Coordenação interdisciplinar: As disciplinas mais diretamente ligadas neste projeto foram Inglês, TIC, Área de Integração e Educação Física. O Inglês foi a base principal para a comunicação entre os parceiros (professores, alunos e famílias), embora se tentasse aprender e aplicar um pouco de Italiano; as diferenças geográficas foram exploradas e analisadas; a História, Arte e Cultura foram trabalhadas nos museus e cidades que visitamos. O programa da Semana Portuguesa incluiu visitas guiadas a monumentos e locais emblemáticos, e algum tempo livre passado com os alunos e famílias que albergaram os italianos. No Domingo, dia dedicado às famílias, a grande maioria dos alunos usufruiu de um bónus – a Festa da Nossa Senhora da Ajuda. Além de Espinho, a cidade anfitriã, houve ainda a oportunidade de visitar Aveiro, Gaia e Porto, Guimarães e Braga. As atividades programadas incluíram visitas variadas e muitas outras experiências enriquecedoras, tais como caminhadas, danças, jogos na praia, aula de surf, entre outras; os Encarregados de Educação Portugueses organizaram atividades variadas, algumas em conjunto, durante o fim de semana das famílias, tal como se verificou em Itália.
B. Trabalhos resultantes: Todos os alunos do 10º GPSI, mesmo os que não participaram na visita, prepararam uma apresentação em PowerPoint sobre Portugal e criaram um jogo de Kahoot sobre o conteúdo da apresentação, para aplicar aos alunos Italianos. Além disso, prepararam um Phrasebook bilingue (Inglês e Italiano) e utilizaram a App Duolingo para treinar o seu Italiano. Tanto na Semana Italiana como na Portuguesa, houve tarefas realizadas em grupos, constituídos por alunos dos dois países. Ao longo de toda a semana, foi sendo criado um repertório de fotos e vídeos de todas as atividades de índole cultural e lúdica. No final da semana, houve uma festa de encerramento da Semana Portuguesa, em que todos os participantes puderam degustar comidas e bebidas típicas dos países de origem dos alunos do 11º GPSI – Chile, China, Venezuela, Brasil, e claro, Portugal.
C. Utilização do trabalho: Todos os alunos e professores envolvidos neste projeto retiraram diversos benefícios que perdurarão nas suas memórias. A utilização dos trabalhos traduz-se, essencialmente, nos laços que se criaram entre as pessoas dos dois países.
Escola Secundária DR. Manuel Gomes de Almeida, Espinho, Portugal
+351 912345678
nota20online@sapo.pt
© Nota 20 - AEMGA - Todos os direitos reservados.