Fórum Notícias

Projeto ERASMUS+ "On the edge"

 
Fotografia de Profª. Maria Manuela Correia Silva
Projeto ERASMUS+ "On the edge"
por Profª. Maria Manuela Correia Silva - quarta-feira, 31 de Outubro de 2018 às 13:21
 

Colegas,

Como certamente já saberão, temos um projecto Erasmus+ aprovado em primeiro lugar no país (com 98/100 pontos) que será desenvolvido nos dois próximos anos escolares: 2018-2020.

Destina-se, preferencialmente, a alunos dos 10 aos 13 anos (5º, 6º e 7º anos), mas seria importante poder contar com o envolvimento de toda a comunidade escolar para que o bom resultado conseguido na fase de candidatura venha a ser reflectido também na sua implementação. 

Portugal é o país coordenador geral deste projecto que envolve cinco outros países e se intitula "On the edge" (que significa "no limite", "no limiar" ou "à beira de"). Procura ligar as aprendizagens escolares ao mundo real e as disciplinas foram distribuídas por cada um dos países parceiros. Assim, teremos:

  • Portugal on the edge of Art & Music (arte e música) - 19-23 Nov. 2018
  • Roménia on the edge of Science & Maths (ciência e matemática) - Fev. 2019
  • Polónia on the edge of Biology & Environment (biologia e ambiente) - Maio 2019
  • Alemanha on the edge of Sports & Technology (desporto e tecnologia) - Nov. 2019
  • Finlândia on the edge of Nature and Culture - Fev. 2020
  • Grécia (Creta) on the edge of the European Cultural Heritage (herança cultural europeia) - Maio 2020

De salientar que Portugal recebe já em NOVEMBRO próximo as delegações dos cinco países. Estamos a preparar uma semana de actividades que incluirão, por exemplo, visitas à Casa da Música, Serralves e Vista Alegre, workshops, jantares, concertos e exposições, entre outras.

Como professora coordenadora do "On the edge"...

  • gostaria de vos convidar a todos a pensarem de que forma poderão conduzir (algumas) as actividades das vossas disciplinas para ir ao encontro dos objectivos deste projecto e, porventura, integrar o PAA do agrupamento;
  • os temas apresentados acima serão alvo de especial enfoque nas semanas próximas das mobilidades (visitas de trabalho de uma semana com alguns alunos e mais um professor, para além de mim própria), mas deverão ser trabalhados, obviamente, ao longo dos dois anos de duração do projecto.

Podem descarregar o resumo do projecto aqui por baixo.

Obrigada a todos. Conto com a vossa colaboração! sorriso

Manuela Correia