Lista de tópicos

  • Programa "A Empresa" da Junior Achievement Portugal

    A Portuguese Rescue Technology, é uma mini-empresa que nasceu no âmbito do programa “A Empresa” da Junior Achievement. 
    A equipa, constituída por um grupo de 4 alunos do 11º ano do curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade é coordenada pela professora Paula Oliveira. Trabalham arduamente porque têm um sonho: ajudar a salvar a vida de todos os condutores e passageiros.

    Através da estreita colaboração com os profissionais da Universidade de Aveiro e da Toyota Caetano Portugal, desenvolvem um projeto ligado à Segurança Rodoviária. Descobriram uma lacuna na normativa europeia relativa ao sistema e-Call.

    Segundo o Parlamento Europeu, todos os anos milhões de pessoas são vitimas de acidentes rodoviários nas estradas da União Europeia. No ano de 2012, 28 mil pessoas morreram e 1,5 milhões ficaram feridos. 
    Segundo as estimativas o sistema ‘’E-Call’’ poderá acelerar o tempo de resposta dos serviços de emergência em 40% nas zonas urbanas e 50% nas zonas rurais e, poderá também, salvar até 2500 vidas por ano.


    O sistema ‘’E-Call’’ é um sistema que em caso de acidente aciona um dispositivo de voz para os serviços de emergência médica. A equipa detectou uma lacuna neste sistema e decidiu incorporar no ‘’E-Call’’ um sistema de Video/Imagem. Este factor diferenciador e altamente competitivo, permite que os profissionais do INEM visualizem em tempo real  o que está a acontecer no momento do acidente. 

    Uma micro-câmara de filmar  situada no interior do veículo, permite a visualização apenas e só no momento do acidente (devido à politica de privacidade).

    O sistema de vídeo, alimentado por um micro painel solar, está conectado ao OBD2 via Wi-Fi ou Bluetooth. O dispositivo OBD2 é dotado com parametrização (calcula a velocidade, travagem e desaceleração) que permite o acionar da câmara. Este dispositivo pode ser manualmente desligado em caso de falso alarme. As imagens são transferidas para o INEM via satélite, ou seja, através de ligação GPRS.

    Vídeo Institucional : 

    https://www.youtube.com/watch?v=qgc74PcG81E

  • Portuguese Rescue Technology na Feira Ilimitada

    Foram selecionadas 27 mini-empresas para a Feira (I)limitada do Porto.

    No dia 22 de abril realizou-se a Feira (I)limitada  que permite aos alunos apresentarem as suas Mini-Empresas e a possibilidade de exporem os seus produtos ou serviços. Este foi o primeiro grande contacto que os alunos tiveram com o público.

    O objetivo da Feira (I)limitada foi providenciar aos participantes:

    • O desafio de gerarem negócio com os seus produtos ou serviços desenvolvidos até ao momento;
    • Oportunidade de apresentarem as suas Mini-Empresas a pessoas ligadas ao mundo dos negócios mas também a todos os outros visitantes do Norteshopping;
    • Possibilidade de compararem as suas competências e a sua criatividade em relação às outras Mini-Empresas participantes.

    Stand "Portuguese Rescue Technology"                                                                            

     

    Equipa na Feira Ilimitada - Norteshopping

    • Tópico 2

      • Tópico 3

        • Tópico 4

          • Tópico 5

            • Tópico 6