Lista de tópicos

  • DESTAQUES

    AEMGA recebe Prémio Europeu eTwinning 2018

    O projeto Out of the Box, desenvolvido pela Escola Básica Domingos Capela, AEMGA, em parceria com outras quatro escolas de outros tantos países europeus, venceu o Prémio Europeu eTwinning 2018 no escalão 12/15 anos .

    O Serviço Central de Apoio eTwinning divulgou, no passado dia 3 de março, a lista dos professores vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2018. De entre os mais de 700 candidatos, 3 professores portugueses foram distinguidos com o 2.º lugar nas categorias por idades - 4-11 anos; 12-15 anos; 16-19 anos, a saber:

    - Luís Gonçalves (Membro), com o projeto Take care of me – take care of you;

    - Marisa Rocha (Fundadora), com o projeto Out of box #eTwCitizen16;

    - Júlio Ribeiro (Membro), com o projeto You are the picture - Tu eres el cuadro.

     Premiados

    O projeto criado no ano letivo transato, pela professora do Agrupamento, Marisa Rocha, foi desenvolvido numa parceria de sucesso entre as duas turmas do 8º ano da Domingos Capela e alunos dos países parceiros - Grécia, Croácia, Itália e Espanha. Este projeto tinha já arrecadado Prémios Nacionais em Itália e na Grécia, o que muito orgulhou todos os parceiros envolvidos.

    A Ação eTwinning favorece o desenvolvimento da dimensão europeia, a abertura intercultural e a dimensão transversal e interdisciplinar, graças a uma pedagogia centrada no PBL (Project Based Learning), que possibilita aos alunos a aquisição de competências linguísticas, digitais e sociais de forma motivadora.

    A comunidade eTwinning conta com mais de meio milhão de professores de 41 países.

    Parabéns a todos os vencedores, em particular aos alunos que se empenharam no projeto Out of the Box, à professora Marisa Rocha, e aos parceiros da Grécia, Croácia, Itália e Espanha - Barbara ZadraveliMarko BrajkovićMarisa Badini e Vanesa Cabarga!

     

    Consulte a lista dos projetos vencedores 2018 aqui.

  • eTwinning: o que é?

    Aos Professores

    O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa, onde os professores dos vários países europeus envolvidos podem comunicar, colaborar, partilhar experiências e desenvolver projetos com os seus alunos.

    eTwinning logo

    Aos Pais e Encarregados de Educação

    Participar num projeto eTwinning vai ajudar o seu filho ou educando a aprender a trabalhar colaborativamente, a relacionar e mobilizar os conhecimentos, a desenvolver competências digitais e a aperfeiçoar competências linguísticas e de comunicação.

    Trabalhar num projeto eTwinning vai despertar nele a curiosidade e estimular a sua criatividade. Ao conhecer melhor a sua própria cultura e a dos outros, vai aprender a respeitar e a valorizar a diferença.

    • Projetos eTwinning a decorrer (2017-2018)

      eTwinning_logo 

    • Projetos eTwinning já desenvolvidos

      eTwinning_logo

    • Skype in the Classroom: o que é?

      O Skype in the Classroom* (Skype na sala de aula) é uma poderosa ferramenta disponibilizada pela Microsoft Educação a que qualquer professor (desde que devidamente registado na plataforma) pode recorrer para proporcionar atividades empolgantes aos seus alunos, tais como visitas virtuais às profundezas do oceano, a lugares inóspitos, conversas com especialistas, por exemplo biólogos, jogar o Skype-mistério com turmas de qualquer parte do mundo ou apenas ligar para ficar a conhecer outros países e culturas.

      *Comunidade de especialistas e educadores de todo o mundo que utilizam o Skype para comunicar e partilhar experiências de aprendizagem empolgantes.

      Os professores das várias escolas deste Agrupamento, nomeadamente da ESMGA e da EB/S Domingos Capela, têm sabido aproveitar estas oportunidades, proporcionando assim aos seus alunos momentos de aprendizagem inesquecíveis!

      Mapa das visitas

      Este ano, o AEMGA tem um clube Skype a funcionar nas escolas DC e GA. Consulte a agenda das atividades no link abaixo.

      https://eclub2013.blogspot.pt/p/agenda-skype.html

    • Projeto Comenius 2013-2015

      comenius logo

      A Voyage of Sea Discoveryproalv logo
      projeto Comenius 2013-2015

      Logo Comenius_IT

      Tratou-se de uma parceria multilateral entre Portugal, Polónia, Itália, Inglaterra, Espanha e Finlândia para estudar o mar e a sua relação com as comunidades costeiras. Assim, nesta ‘viagem de descoberta do mar’, os alunos exploraram o património, a história, a música, biologia, física, gastronomia, artesanato e literatura das comunidades locais e a sua relação/ligação ao mar.