Lista de tópicos

  • DESTAQUES

    AEMGA vê o seu projeto ERASMUS+

    aprovado em primeiro lugar em Portugal

    com 98/100 pontos

    Erasmus+ logoErasmus+ agencia nacional

    Os alunos do 5º, 6º e 7º anos das escolas Domingos Capela e Gomes de Almeida, AEMGA, vão ter a chance de trabalhar num projeto ERASMUS+ em colaboração com cinco outras escolas europeias da Polónia, Finlândia, Alemanha, Roménia e Grécia, ao longo dos próximos dois anos escolares (2018-2020).

    Com uma agenda recheada de aliciantes experiências quer para alunos quer para professores, a ‘casa de partida’ de “On the edge”, assim se chama este projeto, será Portugal. O AEMGA recebe, já em Novembro próximo, de 19 a 23 Novembro, as delegações dos cinco países parceiros. Durante uma semana, os alunos encontrar-se-ão ‘no limiar’ das Artes e Música, estando previstas inúmeras atividades de cariz artístico e musical, a decorrer maioritariamente na EB Domingos Capela. Haverá ainda visitas, concertos e workshops. Todo o trabalho será desenvolvido em equipas internacionais. 

    Há diversas formas de a comunidade escolar se envolver neste projeto. Para além das visitas de trabalho, que obedecerão a rigorosos critérios de seleção dos seus participantes, docentes e discentes podem juntar-se ao projeto eTwinning que acompanha o ERASMUS+ KA229 ao longo dos dois anos de vigência. Já as famílias podem oferecer-se para acolher por uma semana um dos quinze alunos estrangeiros que nos visitarão em Novembro, proporcionando-lhes o melhor da boa tradição portuguesa - a nossa hospitalidade!

    On the edge poster

  • eTwinning, o que é?

    Aos Professores

    O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa, onde os professores dos vários países europeus envolvidos podem comunicar, colaborar, partilhar experiências e desenvolver projetos com os seus alunos.

    eTwinning logo

    Aos Pais e Encarregados de Educação

    Participar num projeto eTwinning vai ajudar o seu filho ou educando a aprender a trabalhar colaborativamente, a relacionar e mobilizar os conhecimentos, a desenvolver competências digitais e a aperfeiçoar competências linguísticas e de comunicação.

    Trabalhar num projeto eTwinning vai despertar nele a curiosidade e estimular a sua criatividade. Ao conhecer melhor a sua própria cultura e a dos outros, vai aprender a respeitar e a valorizar a diferença.

    • Este tópico

      Projeto Erasmus+ "On the edge" 2018-2020

    • Projetos eTwinning já desenvolvidos

      eTwinning_logo

    • Skype in the Classroom: o que é?

      O Skype in the Classroom* (Skype na sala de aula) é uma poderosa ferramenta disponibilizada pela Microsoft Educação a que qualquer professor (desde que devidamente registado na plataforma) pode recorrer para proporcionar atividades empolgantes aos seus alunos, tais como visitas virtuais às profundezas do oceano, a lugares inóspitos, conversas com especialistas, por exemplo biólogos, jogar o Skype-mistério com turmas de qualquer parte do mundo ou apenas ligar para ficar a conhecer outros países e culturas.

      *Comunidade de especialistas e educadores de todo o mundo que utilizam o Skype para comunicar e partilhar experiências de aprendizagem empolgantes.

      Os professores das várias escolas deste Agrupamento, nomeadamente da ESMGA e da EB/S Domingos Capela, têm sabido aproveitar estas oportunidades, proporcionando assim aos seus alunos momentos de aprendizagem inesquecíveis!

      Mapa das visitas

    • Projeto Comenius 2013-2015

      comenius logo

      A Voyage of Sea Discoveryproalv logo
      projeto Comenius 2013-2015

      Logo Comenius_IT

      Tratou-se de uma parceria multilateral entre Portugal, Polónia, Itália, Inglaterra, Espanha e Finlândia para estudar o mar e a sua relação com as comunidades costeiras. Assim, nesta ‘viagem de descoberta do mar’, os alunos exploraram o património, a história, a música, biologia, física, gastronomia, artesanato e literatura das comunidades locais e a sua relação/ligação ao mar.