Projetos antigos

Página de discussão, troca e repositório de materiais para os envolvido no projeto +Ambiente -Ruído

A Portuguese Rescue Technology, é uma mini-empresa que nasceu no âmbito do programa “A Empresa” da Junior Achievement. 
A equipa, constituída por um grupo de 4 alunos do 11º ano do curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade é coordenada pela professora Paula Oliveira. Trabalham arduamente porque têm um sonho: ajudar a salvar a vida de todos os condutores e passageiros.

Através da estreita colaboração com os profissionais da Universidade de Aveiro e da Toyota Caetano Portugal, desenvolvem um projeto ligado à Segurança Rodoviária. Descobriram uma lacuna na normativa europeia relativa ao sistema e-Call.

Segundo o Parlamento Europeu, todos os anos milhões de pessoas são vitimas de acidentes rodoviários nas estradas da União Europeia. No ano de 2012, 28 mil pessoas morreram e 1,5 milhões ficaram feridos. 
Segundo as estimativas o sistema ‘’E-Call’’ poderá acelerar o tempo de resposta dos serviços de emergência em 40% nas zonas urbanas e 50% nas zonas rurais e, poderá também, salvar até 2500 vidas por ano.


O sistema ‘’E-Call’’ é um sistema que em caso de acidente aciona um dispositivo de voz para os serviços de emergência médica. A equipa detectou uma lacuna neste sistema e decidiu incorporar no ‘’E-Call’’ um sistema de Video/Imagem. Este factor diferenciador e altamente competitivo, permite que os profissionais do INEM visualizem em tempo real  o que está a acontecer no momento do acidente. 

Uma micro-câmara de filmar  situada no interior do veículo, permite a visualização apenas e só no momento do acidente (devido à politica de privacidade).

O sistema de vídeo, alimentado por um micro painel solar, está conectado ao OBD2 via Wi-Fi ou Bluetooth. O dispositivo OBD2 é dotado com parametrização (calcula a velocidade, travagem e desaceleração) que permite o acionar da câmara. Este dispositivo pode ser manualmente desligado em caso de falso alarme. As imagens são transferidas para o INEM via satélite, ou seja, através de ligação GPRS.

Ensino Secundário (15-21 anos) - "A Empresa" Através de uma experiência real de negócio promove competências para o sucesso no mundo do trabalho.